15/07/2022

Bem-vindo Enzo Fernández

Acabou a novela secundário desta janela de transferências do Benfica. Enzo é oficialmente jogador do Benfica. Como anda tudo aos pulos de contente por causa do jogador vamos lá tentar analisar o negócio em todas as suas componentes e perceber se o negócio foi assim tão bom...



1. O sucesso de qualquer contratação deve ser avaliado em função do rendimento desportivo e económico e desportivamente falando ainda não podemos dizer nada. 

2. O Benfica vai buscar uma das promessas argentinas que tinha um cláusula de 20M por metade do preço no imediato (10M).

3. A somar aos 10M temos 8M em variáveis. Assumindo que todas elas são concretizáveis o Benfica vai então poupar 2M (20M-18M) em relação à clausula.

Exercício de matemática:
Vamos imaginar que o jogador tem um rendimento desportivo de excelência, ajuda o Benfica a ser campeão (como assim espero) e daqui a 2 anos é vendido para um dos grandes espanhóis por metade da cláusula (60M).

Quanto deve o Benfica ao River?
Se ignorarmos comissões e outras coisas estranhas, temos de grosso modo:
 
60M x 25% = 15M

Quanto ganhou o River com o jogador?
    
10M+8M+15M = 33M

Vistas assim as coisas não me parece tão bom negócio do ponto de vista financeiro. Ou seja, o Benfica para poupar 10M no imediato (os 20M-10M) e 2M a longo prazo (20M-10M-8M) esteve quase a ficar sem o jogador até Janeiro (10M empatados) e sujeita-se a encher os cofres do River se o jogador tiver uma prestação dentro daquilo que é expectável.

Dito isto, gosto da contratação do jogador pois considero as posições 6 e 8 em défice no Benfica desde à muito tempo mas não gosto desta arquitetura de negócios e nunca gostarei. O risco fica todo do lado do Benfica, e em caso de sucesso os dividendos são para repartir. Espero honestamente que haja um máximo para a mais valia que o River pode ter com os 25% como havia no caso do Darwin. 

Muita gente usa o argumento das conversas dos outros interessados (Wolves, etc.) para justificar o negócio mas até prova em contrário isso são apenas noticias para inflacionar o jogador.

Tinha sido melhor para o Benfica ter pago logo os 20M, garantindo a vinda do jogador no imediato e ficava com 100% dos direitos económicos. Gastava no imediato mais 10M mas acho isso era perfeitamente exequível para o clube. Se o Benfica tem problemas de tesouraria e não pode despender 20M num reforço então a coisa não está bonita para os lados da Luz.

Comparação

(Este cartoon representa na perfeição o que penso da presidência do Rui Costa)  Não sei se por pressentir de alguma forma o desastre que se ...