30/05/2023

Análise 2022/2023: Plantel

Terminada a época e a festa, vamos fazer um balanço dividido em várias partes ao longo destas próximas semanas por forma a abranger todas as áreas do clube.

Desta feita, a análise vai incidir sobre os jogadores que participaram esta época em jogos oficiais de forma mais significativa.


Odysseas - 6/10

Teve uma época ao seu nível, onde os seus defeitos e qualidades foram evidenciadas. Se houver oportunidade esta posição deveria ser reforçada, precisamos de um GR que consiga atuar na profundidade e não distribua as bolas todas para a bancada.

Bah - 7/10

Fez uma época em crescendo, sói travada por uma entrada de Uribe. Pode e deve melhorar os índices de agressividade defensiva pois por vezes foge ao choque e dá muito espaço ao opositor direto.

António Silva - 8/10

Uma das revelações da época, senão a principal, jogador sem o carisma de Rubén Dias pois é mais discreto, mas igualmente eficaz. Que jogador.

Otamendi - 7/10

O capitão foi o líder dentro de campo e a sua influência e experiência fizeram-se sentir, mas também existiram erros Provavelmente vai sair (é um dos mais bem pagos) e só podemos estar agradecidos.

Grimaldo - 8/10

Última época do jogador no clube realizada a muito bom nível. As suas lacunas defensivas são muitas vezes ocultadas pela percentagem de tempo que a equipa está em posse e no ataque. Um dos melhores e mais constantes da época.

Florentino - 7/10

De emprestado sem grande sucesso, a titular. A má gestão de carreira deste miúdo é o caso perfeito de como não fazer as coisas. Felizmente o miúdo tem uma boa cabeça e não se deixou ir a baixo. O polvo do Benfica é capaz de estar em todo lado a roubar bolas e tem melhorado a olhos visto a sua capacidade de sair a jogar.

Enzo - 9/10

Fundamental na 1ª metade do campeonato (obrigado Vélez), Enzo foi o motor da equipa e as suas boas exibições e o titulo de campeão do mundo rapidamente o levaram daqui para fora, como acontece com qualquer bom jogador que apareça no Benfica. Sobre o negócio já falamos aqui antes e as piores previsões acabaram por se confirmar.

Chiquinho - 6/10

Apesar do esforço e da vontade demonstradas, e das comparações com Zidane, o jogador mostrou que não tem nível para o Benfica que todos queremos e desejamos,

Fredrik Aursnes - 7/10

Claramente um jogador de treinador, o norueguês mostrou ter qualidade para ser uma espécie de canivete suíço desta equipa e jogou praticamente em  todo o lado e apenas a falta de uma expulsão de Ody o impediu de ir à baliza. 

João Mário - 7/10

O cérebro da equipa, o jogador que fez o papel de maestro e ia coordenando as operações em campo. Apesar disso, mostrou ter dificuldades quando o cansaço apertou e a sua condição física deve ser melhor gerida.

Rafa - 6/10

Embora seja um dos mais aplaudidos no estádio e no marquês (a ultima imagem é a que fica), a falta de consistência ao longo da época talvez indique que está na altura de terminar o ciclo para não termos um novo Pizzi. Jogar muito próximo da baliza não ajuda nada Rafa pois a finalização é o seu maior handicap. Talvez jogar mais atrás onde possa transportar a bola fosse benéfico para todos.

G. Ramos - 8/10

Embora não seja um 9 puro, foi indispensável para o treinador pois além da sua capacidade de finalização o miúdo tem um coração e alma enormes e entrega sempre uma capacidade de trabalho inigualável à equipa. Esperemos que não vá embora.

Suplentes:

Neres - 6/10

Fica a sensação que podia ter jogado mais, mas a conduta do jogador fora de campo deve obrigar o treinador a fazer outras escolhas. É claramente o jogador mais desequilibrador do plantel.

Musa - 6/10

Jogador limitado mas que joga muito bem dentro da área. Não jogou mais pois a sua falta de capacidade para pressionar é gritante. Fez muito bom uso dos minutos que teve em campo.

Gilberto - 5/10

Outro jogador muito limitado mas que dá tudo o que tem. Tendo em vista a sua idade é preferível e mais rentável o seu espaço ser ocupado por alguém jovem e que possa evoluir. Relembro que o treinador preferiu o Aursnes enquanto suplente de Bah.

Morato - 6/10

Jogador físico e brigão, um daqueles centrais à antiga. Jogou pouco e para uma melhor avaliação precisamos de ver mais minutos do jogador em campo de forma seguida. 

João Neves - 7/10

O novo menino bonito dos adeptos. Tem uma grande qualidade e maturidade com a bola nos pés e apesar da baixa estatura é um jogador que tenta e consegue roubar algumas bolas. Mas a sua fisionomia faz com que seja quase impossível de pensar num meio-campo a dois (como no ultimo jogo) para jogos de dificuldade media-alta.

Guedes - 7/10

Um dos nossos, deu sempre tudo o que tinha e acrescentou sempre à equipa. Apesar da lesão que o vai afastar uns tempos, penso que tem lugar no plantel. 

Draxler - 3/10

Flop da época, teve minutos a mais do que devia.

Análise 2022/2023: Presidente

Muito se poderia dizer sobre Rui Costa mas enquanto uns estão embriagados pelas conquistas alguns de nós não esquecem o passado e as assinat...