12/10/2014

A verdade



A formação do Benfica é um tema muito “querido” da blogosfera encarnada, sobretudo quando Bernardo marca mais um golo ou JJ diz algo sobretudo sobre o assunto.

Os mais radicais queriam ver os miúdos todos na equipa principal e depois quem sabe passarem 18 anos sem ganharem um titulo como os vizinhos do lado.

Os mais resultadistas querem ganhar a todo o custo nem que seja com um 11 onze que mais pareça a selecção do Brasil ou de outro pais qualquer.

Tal como diz a sabedoria popular, é no meio que se encontra a virtude e creio que a verdade esteja no meio destas duas visões muito opostas.

O objectivo fundamental deve ser atingir o maior numero de vitórias possíveis. Com miúdos da formação ou estrangeiros, não interessa, o Benfica tem é que ganhar campeonatos e troféus.
A formação do Benfica tem que ser um meio para atingir um fim. A formação pode trazer inúmeros benefícios, por exemplo:

  • Economicamente deve permitir reduzir os custos e consequentemente o passivo. Acabar com os contentores de miúdos estrangeiros comprados por esse mundo fora para depois aproveitar apenas um seria uma boa politica desportiva.
  • Aproximar os adeptos da equipa para encher o estádio.

Mas não são tudo rosas e como tal existem aspectos negativos e deixar fugir este levantar do Benfica nos últimos anos será o maior deles. E neste período é fundamental vencer o bi-campeonato. Uma equipa deve ser forte em casa para depois poder vencer fora...

Obviamente que deixar fugir talentos com o Bernardo Silva (vendido para acudir a problemas de tesouraria) ou vender outros jogadores que poderiam render muito mais num futuro próximo é evidente má gestão, mas isso são apenas consequências de uma politica desportiva. A mesma que fez vibrar o estádio da Luz com as fintas de Dí Maria, os cortes de David Luiz ou os golos de Cardozo.
Pessoalmente, creio que um politica desportiva virada para o mercado interno (FCP na época passada já o tentou) e para um maior aproveitamento da formação vai se impor por si própria devido a motivos financeiros, à semelhança do que aconteceu no SCP. Nessa altura temos de estar preparados para que os miúdos falhem golos, para as barracas na defesa e para os ver fugir para os tubarões europeus aos 20/21 anos. 

Só espero que essa nova fase da vida do Benfica esteja a ser preparada com pés e cabeça...

Comparação

(Este cartoon representa na perfeição o que penso da presidência do Rui Costa)  Não sei se por pressentir de alguma forma o desastre que se ...