24/05/2022

Balanço da época: Coletivo

Finda a época, estamos finalmente em condições de realizar um balanço em que nos vamos focar na parte coletiva e não individual.

O primeiro facto que salta à vista é a falta de qualidade individual no plantel, que aliado à falta de treinador culminou no desastre que foi atenuado apenas por uma boa prestação europeia.

Em segundo, foi notório demais a falta de caracter e de raça de alguns jogadores que nos jogos grandes é fatal e que nos deixa sempre um passo atrás dos adversários. Quase tudo está mal. A começar na baliza onde temos um GR que nunca sai da baliza e que por isso cria inúmeras situações de perigo para os adversário, a juntar a isso temos Weigl, Meite, Valentino, Jan Vertonghen e Grimaldo que devido à falta de capacidade de choque, raça e mentalidade forte (por oposição a Otamendi por exemplo) faz com que não tenham capacidade para estar no Benfica. Outra coisa que faltou foi ter uma defesa rápida, não podemos ter Nico e Jan no mesmo onze em simultâneo (agravado pela lesão do Veríssimo). Outra ausência clara é a falta de um 6, um trinco à seria, com capacidade de choque e de cobrir vasta área de terreno. Na frente falta sobretudo treino e entrosamento, pois a qualidade que temos tem de dar para muito mais.

Numa perspetiva de longo prazo é necessário baixar a massa salarial e baixar o número de jogadores sobre contrato (são dezenas e dezenas que não interessam a ninguém). Como política desportiva acho que o Benfica deveria apostar na formação, mesmo que isso implique que tenhamos um ano de hiato, só assim me parece que o Benfica possa ser viável.

Assumindo que o projeto desportivo vira outra vez 180 graus e passamos a apostar na formação, o Benfica deveria fazer contratações cirúrgicas para os lugares mais carentes e abrir espaço para termos 3 ou 4 meninos da formação em permanência no plantel. Os outros miúdos da formação com qualidade deveriam ter um plano de formação estruturado que os faça passar pela equipa B e depois por um ou dois empréstimos a equipas de meio da tabela para que possa ganhar experiencia de forma a estarem preparados quando chegarem à equipa principal do Benfica.

A analise individual e a projeção de entradas e saídas fica para outro post…   

Análise 2022/2023: Presidente

Muito se poderia dizer sobre Rui Costa mas enquanto uns estão embriagados pelas conquistas alguns de nós não esquecem o passado e as assinat...