18/07/2022

Resumo da pré-epoca

Passado o estágio em Inglaterra e os 2 jogos mais a sério em terras Algarvias já podemos verificar algumas indicações do que pode a vir ser a época do Benfica. 

Vamos por partes:

Estilo de jogo
O Benfica e Roger Schmidt (RS) apresentam um estilo de jogo pressionante com elevada mobilidade onde é frequente ver jogadores a pisar terreno de outros. A pressão constante ao adversário proporciona muitas recuperações de bola que depois são lançadas rapidamente para ataques verticais. Muito trabalho está a ser feito também nas bolas paradas. Este estilo de jogo vai ter como principal problema a necessidade de manter no altos os índices físicos dos jogadores. Apreender a descansar com bola vai ser uma necessidade e essa fase do jogo deve estar a ser trabalhado mas não é visível porque os jogadores apenas jogam 45m e querem mostrar tudo ao novo treinador.

Problemas
Este estilo de jogo exige muito do quadrado defensivo formado pelos 2 centrais e pelos 2 médio centro. Até agora Otamendi e Morato têm dado conta do recado e Florentino e Enzo emprestam uma capacidade de pressão que mais nenhum jogador do Benfica tem. A pouca profundidade do plantel no centro do terreno por falta de médios capazes pode ser um problema. Esperemos que Martim Neto e Weigl possam ser soluções para a posição de Enzo e que ainda apareça um 6 para lutar com Florentino pela posição.

Sinal Positivo
Florentino: Um monstro no meio campo, uma espécie de aranha que estende a sua teia por todo o campo para pressionar e recuperar bolas de forma simples e eficaz. Pena não ter concorrência no plantel.
Enzo: Quem sabe jogar não precisa de tempos de adaptação e essas desculpas modernas. Tem a vantagem de vir com o motor já quente e encaixa muito bem neste estilo de jogo de RS.
Diego Moreira: Parece ser apreciado pelo treinador e o facto de ter jogado sempre mostra que pode ser uma alternativa para aquela posição onde a fartura não abunda.
Gonçalo Ramos: O avançado que melhor encaixa no estilo de RS pois é capaz de pressionar, de pisar outros terrenos para abrir espaços para os colegas, de ajudar no meio-campo. A sua titularidade parece ter empurrado Yaremchuck e H. Araújo para segundas opções e R. Pinho, Seferovic e Musa para fora do clube.

Sinal Menos
Meitê, A. Almeida, Gil Dias e Chiquinho não têm pedalada nem categoria para jogar neste Benfica. Se não forem uteis devem sair assim que possível. Existem ainda outros elementos no plantel que devem ser colocados assim que possível.
T. Araújo: parece ter sido ultrapassado por António Silva.
J. Mário: Apesar de andar longe de ter feito más exibições, a sua colocação a 10 parece não ser uma boa ideia pois o jogador não tem velocidade de execução para aquilo que o estilo de jogo de RS pede. Parece ser mais uma opção por não haver mais ninguém para aquela posição (Rafa também me parece um desperdício naquela posição).
Vertonghen: Muito lento e sem intensidade para a posição. A diferença para Morato é enorme.




Análise 2022/2023: Presidente

Muito se poderia dizer sobre Rui Costa mas enquanto uns estão embriagados pelas conquistas alguns de nós não esquecem o passado e as assinat...