Chega ao fim o capitulo de Jota no Benfica.
O caso de Jota é um exemplo perfeito de tudo o que está mal no Benfica, onde falhou por completo o plano de desenvolvimento do jogador que falhou em quase todas as opções que foi tomando ao longo do tempo. Por fim a politica desportiva definida este ano afastou por completo Jota do Benfica.
Vamos por partes, quem é Jota?
Jota é um menino formado no clube que dá pelo nome de João Pedro Neves Filipe, destro, um extremo que pode jogar tanto no lado direito como esquerdo. Tendo sido presença habitual nos vários escalões da seleção portuguesa, Jota foi sempre sendo apontado como um dos talentos mais promissores da sua geração. Chega à equipa principal depois de 2 anos onde foi saltando entre os juniores e a equipa B.No caso de Jota tudo indica que o salto para a equipa A foi dado cedo demais ou que poderá ter existido algum deslumbramento do jogador com a presença na equipa A. A verdade creio está a meio caminho destas 2 hipóteses.
Depois de não agarrar na equipa A, o jogador deve ser excluído dos planos do clube?
Obvio que não, e é nesta fase da carreira que a gestão de Jota falhou. Depois de não ter lugar na equipa A (decisão normal), o miúdo é emprestado a um clube da liga espanhola, o Valladolid, que luta para não descer e que nesse ano acabou mesmo por descer.
Depois de um empréstimo falhado, o jogador é novamente emprestado mas desta vez a um clube que luta por títulos e que passa a maior parte do tempo ao ataque onde Jota pode mostrar e potenciar todas as suas qualidades, mas desta vez o jogador já levava um lacinho no embrulho em forma de uma clausula de 7.5M por 70% do passe.
A venda era inevitável?
Creio que não. Apesar de a perspetiva de ser um ídolo do Celtic e continuar a ser feliz ser demasiado aliciante para o jogador, se fosse apresentada ao jogador uma boa proposta e garantias de que faria parte do plantel para a próxima época dificilmente o jogador diria que não ao Benfica.
Gestão desportiva errada?
Quase de certeza. Para a lateral direita temos Neres (possível dono do lugar) e Diogo Gonçalves e se o primeiro ainda vai ter alguma margem de manobra para mostrar o que vale e relançar a carreira, por sua vez o Diogo parece já ter chegado ao limite das suas capacidades e pouco ou nada acrescenta ao plantel. Ou seja, o Benfica estaria mais forte se em vez de contar com o Diogo, tivesse ficado com o Jota.
Que futuro?
Toda esta analise pode cair por terra se Jota falhar a longo prazo e não conseguir dar o salto que ambiciona para a liga inglesa, Por outro lado o desastre deste negocio será tanto maior quanto maior for o sucesso do menino. Se daqui a uns anos Jota estiver a chegar a um dos grandes da europa por muitos milhões vamos lamentar ter vendido o menino por 7.5M e não lhe ter dado uma segunda oportunidade.
Boa sorte Jota!!!